SEGUIDORES

quinta-feira, 7 de maio de 2009

"VEJA COMO A PMERJ FEZ PARA IMPRESSIONAR O COI"

.
.
São três dias trabalhando pelo menos 13 horas seguidas em pé, sem poder sentar para descansar. Debaixo de sol ou de chuva, 70 policiais do Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe) são obrigados a ficar até 5 horas além do horário estipulado em normas internas, plantados em ruas de Copacabana para causar uma boa impressão aos integrantes da Comissão de Avaliação do Comitê Olímpico Internacional (COI), que estão no Rio desde segunda-feira para avaliar se a cidade tem condições de sediar as Olimpíadas de 2016.
Por conta da presença dos inspetores do COI, os policiais do Gepe (responsáveis pela segurança dentro de estádios em dias de jogos) foram requisitados para fazer o 'policiamento ostensivo' em Copacabana, já que o pessoal do COI está hospedado no Copacabana Palace.No entanto, nesse tipo de serviço, o PM fica em pé num ponto determinado, sem viatura, sem poder sair dali para ir ao banheiro ou beber água. Tudo isso durante as 8 horas diárias determinadas pelo regulamento da corporação. O problema é que os policiais não estão ficando as 8 horas determinadas. Eles estão trabalhando das 7h às 20h.
O grupo começou o serviço ontem e vai até sábado porque no domingo tem a final do Campeonato Carioca, quando Flamengo e Botafogo se enfrentarão no Maracanã, e todo ele precisa estar lá prontinho e preparado para garantir a tranquilidade e segurança dos mais de 80 mil torcedores que assistirão à partida."Saímos com as pernas e coluna estouradas de Copacabana. Até chegar ao Gepe para nos trocarmos e chegarmos em casa, já é quase meia noite. No dia seguinte, temos que sair de casa às 5h para estarmos lá de novo às 7h", contou um policial. Na quinta-feira à noite, muitos deles estavam revoltados e pensando em reclamar com seus superiores, mas o medo de represálias acaba por fazer com eles cumpram a ordem.
Já a outra metade do Gepe foi empregada nas Linhas Amarela e Vermelha, em apoio ao BPVE (que teve um PM morto e um baleado no serviço da madrugada dessa sexta-feira). Esses policiais, porém, não receberam coletes à prova de balas, e quando solicitaram o equipamento de proteção, souberam que não havia nenhum disponível. Além disso, durante as 13 horas de serviço, os policiais receberam apenas 5 esfihas e uma latinha de coca-cola de "almoço".

Um comentário:

  1. Não podemos esquece de todos os Deputados que votaram contra as nossas 40 horas semanais. Como qualque outro trabalhador tem direito.
    Ano que vem vamos da as respostas nas urnas.

    ResponderExcluir